+2010

Em 2010 Carlinhos Brown lança o single Earth Mother Water, um apelo pela preservação do planeta, que responde aos maus tratos com mudanças climáticas. O videoclipe da música foi dirigido por Gualter Pupo e Valter Kubrusly e faz parte de manifestações contra o consumo irresponsável.

Video 2010

Clipe Earth Mother Water
(Carlinhos Brown / Alain Tavares) © Candyall Music / Sony Music Publishing)

Carlinhos Brown assina, em 2011, a trilha da animação infantil “Rio”, da Fox Filmes, e é indicado ao Oscar, no ano seguinte, de Melhor Canção Original com “Real in Rio” – parceria com Sergio Mendes. O sucesso da animação resulta em segunda edição, Rio 2, que contou também como a participação de Carlinhos Brown na produção da trilha sonora.

2011- Gravação da trilha de Rio – Los Angeles

Carlinhos Brown e Sérgio Mendes

2011 – Gravação trilha Filme Rio – Los Angeles.

Foto: Arquivo pessoal

2012 – Oscar – Filme Rio

Sérgio Mendes, Carlinhos Brown e Carlos Saldanha

2012 – Noite premiação Oscar

Foto: Divulgação

Clipe Real in Rio

Clipe Real in Rio

Canção concorreu ao Oscar 2012

estatua

Durante premiação da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil

Foto: Divulgação

Neste mesmo período, o artista assina a produção da trilha sonora do filme Capitães de Areia, da diretora Cecília Amado, e é compositor de oito das dez músicas do filme, sendo três delas inéditas: Tema de Dora, Capoeira Futuro e Espírito Bravo. Por este trabalho é premiado pela Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil pela trilha sonora;

video 2

Sobre a trilha sonora do filme Capitães da Area

Mais um disco é lançado por Carlinhos Brown em 2012: Mixturada Brasileira. O álbum reuniu 14 faixas produzidas por Carlinhos Brown e pelo DJ Deeplick, que já trabalhou com artistas como Shakira, Ricky Martin e Vanessa da Matta, misturando a percussão característica do trabalho do multiartista baiano com a música eletrônica. São sete releituras de canções já consagradas como “Garoa”, “Magalenha”, “Tantinho” entre outras. Participações especiais também marcam o trabalho. A cantora Ivete Sangalo acompanha Carlinhos Brown em Mixturação, uma letra que fala de sustentabilidade e da responsabilidade individual nos cuidados com o meio ambiente. Amanda Santiago, Ítala Marques e o porto-riquenho Tego Calderón também emprestam suas vozes a algumas canções, e a pequena Lara Ming Zezuk encerra o disco, em “Algoritmico”, num convite a sentir a batida, não importa se eletrônica ou de tambor. Apesar de marcado pela manipulação eletrônica dos sons, a base orgânica da percussão continua sendo o alicerce de Mixturada Brasileira.

É também em 2012 que Brown integra a banca de jurados do “The Voice Brasil”. Participante do seu time, Ellen Oléria vence a primeira edição do programa. O artista baiano permaneceu nas demais edições: 2013, 2014 e 2015.

2012 – Carlinhos Brown – The Voice Brasil

Carlnhos Brown na cadeira do The Voice Brasil, em 2012

Foto: Isabella Pinheir / GShow

2012 – The Voice Brasil – Brown e Ellen

Carlinhos Brown e Ellen Oléria na final do The Voice Brasil 2012

Foto: Isabella Pinheiro / Gshow

foto1

Carlinhos Brown e Banda Didá

Sarau du Brown 2013

Foto: Tiago Lima

arte

Carlinhos Brown durante Exposição “O olhar que ouve” no Palácio do Planalto

Foto: Rafael Silva

2013: Além da música, Brown passa a se expressar também através das artes plásticas. Sua primeira exposição oficial, “O Olhar Que Ouve”, já foi apresentada na Caixa Cultura de Brasília e também no Palácio do Planalto;

Em 2014, o artista lança os dois discos Marabô e VIBRAAASIL Beat Celebration com distribuição pelo jornal Correio*, na Bahia, Brasil. Marabô nasce de um desejo pessoal de Carlinhos Brown que, enquanto artista protagonista de uma carreira musical já bastante consolidada, acredita e reafirma que a música que se faz na Bahia, seu ponto de origem, é potente e, ainda, extremamente bem aceita mundo afora. A axé music, do qual é um dos criadores, percorre, de formas diferentes, todas as faixas de Marabô, sendo defendida pelo cantor não apenas como música para embalar carnavais, mas como algo muito maior – como uma linguagem artística identitária da Bahia.

No álbum VIBRAAASIL Beat Celebration que traz hits para embalar a Copa do Mundo de 2014, que aconteceu no Brasil. No álbum, o multiartista baiano divide os créditos desse disco com Deeplick e Thiago Pugas. Nas faixas Campeões do Amor, I’m Fine Team Goal e Trio do Rio, Brown trabalha com o grupo “A2B – Afro2Brazilians”, um projeto de Philippe Neiva e Rodrigo Sha, com quem divide a autoria, arranjos e produção musical. Nesta mesma época produziu também o grande sucesso da Copa do Mundo gravado por Shakira “La La La”. O clipe da música, com participação de Carlinhos Brown, teve grande repercussão no Youtube.

Em setembro de 2015 participa da 14ª edição da Lavage de La Madeleine, em Paris, que vai abalar Paris de 9 a 13 de setembro;

No verão de 2015, além dos eventos já consagrados como Sarau du Brown e Enxaguada du Bonfim, Carlinhos Brown lança o evento infantil Sarau Kids, festa no Museu du Ritmo, idealizada para o público infantil. O evento teve outros duas edições: uma especial Dia das Crianças, também em 2015, e uma outra no verão 2016;

Participa do especial de Roberto Carlos ao lado de artistas como Vanderleia, Erasmo Carlos, Thiaguinho e Ludmila.

Em 2016 passou a integrar o time de jurados do The Voice Kids ao lado dos artistas Ivete Sangalo e Victor e Leo.

2016: Lança 15º disco de carreira: ARTEFIREACCUA – Incinerando o Inferno

zárabe

Carlinhos Brown durante apresentação no Zárabe, em 2012