1960 – 1989

1962: Nasce no bairro do Candeal Pequeno, em Salvador-BA, Antônio Carlos Santos de Freitas

I – Carlinhos Brown e Família – Acervo Pessoal

Carlinhos Brown acompanhado da família em frente a casa onde morava

Foto: Arquivo pessoal

“A lembrança mais forte que eu tenho foi a de gerar a confiança na minha família. Lá para os 15 anos, em meados dos anos 70, eu fui contratado por uma cantora, Leila, para trabalhar com ela em barzinhos tocando percussão no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Quando cheguei lá, tinham outros cantores fazendo também shows na noite do bairro e que passaram a me chamar para tocar percussão com eles. Foi assim que comecei a minha carreira como percussionista. Eu ganhava sempre o transporte e os cachês dos shows eu receberia no final do mês. Lembro como se fosse hoje do dia que eu cheguei em casa com uns cinco salários mínimos. Meu pai não estava fazendo nem 1 por mês! Rapaz, ele disse “Não, não! Onde você achou este dinheiro?”. Só sei que ele me pegou pela orelha e me levou para onde eu tinha achado este dinheiro. Aí Zé Rubens, que era o líder dos barzinhos, contou que eu toquei o mês inteiro, que eu tinha muito talento na percussão e que era muito querido por todo mundo. “Mas eu não quero ele envolvido com bebida”, dizia meu pai. Zé Rubens explicou que eu não bebia. Ele passou a acreditar e me deixar tocar como percussionista. O problema é que era um cachê sazonal, somente durante o verão. Terminou o carnaval e ficou um marasmo. Não tinha nada o que fazer! E meu pai foi logo me dizendo: “Quem vive de música é radiola. Vai trabalhar em outra coisa!”

Brown

Foto: Arquivo pessoal

Sem titulo 1

Foto: Acervo pessoal

Osvaldo Alves da Silva, o Mestre Pintado, inicia Carlinhos Brown na percussão

VIII – Brown e Mestre Pintado Bongo

Bebo Valdes, Mestre Pintado do Bongô e Carlinhos Brown

Foto: Arquivo pessoal

Brown

Foto: Arquivo pessoal

Em 1979, tocou na banda de rock Mar Revolto, em sua primeira gravação profissional

Carlinhos Brown se tornou um dos instrumentistas mais requisitados da Bahia no início da década de 80;

Integra a banda feminina baiana Clara da Lua, que foi criada antes da Bolacha Maria e da Didá. A Clara Da Lua já mostrava força. Foi a primeira banda que o levou ao teatro.

Brown e banda Clara da Lua

Carlinhos Brown e banda Clara da Lua

Foto: Divulgação

Em 1984 Brown participa da banda Acordes Verdes, liderada por Luiz Caldas. No ano seguinte, Luiz Caldas gravou “Visão de Cíclope”, composição de Carlinhos Brown, e foi um dos sucessos mais tocados nas estações de rádio de Salvador. Também em 1985 o músico recebe o Troféu Caymmi por ter 26 músicas tocadas nas rádios de Salvador, entre as canções estão Remexer, O Coco e É Difícil.

CB e Acordes Verdes

Carlinhos Brown com a banda Acordes Verdes

Foto: Divulgação

Premio Caymmi 1985

Carlinhos Brown ao ganhar Prêmio Caymmi em 1985.

Foto: Divulgação

Na mesma época Sarajane grava sua composição “Cadê Meu Coco” no primeiro disco de carreira “Rio de Leite”. No ano seguinte teve outra música estourada nas rádios com Sarajane, o Vale, que compôs em parceria com Paulinho Camafeu.

Nos final da década de 80 se destaca também como percussionista de grandes nomes da Música Popular Brasileira. Carlinhos Brown participou de turnês mundiais com João Gilberto, Djavan eJoão Bosco. Integrou ainda a banda de Caetano Veloso, participando da turnê “Estrangeiro”. “Meia Lua Inteira”, interpretada por Caetano, integra a trilha de “Tieta” e torna-se a primeira composição de Brown conhecida pelo grande público

Carlinhos Brown, Caetano Veloso e Moreno – Turne Estrangeiro 1989

Moreno, Carlinhos Brown e Caetano Veloso em show da turnê Estrangeiro, de Caetano, em 1989

Foto: Divulgação

Carlinhos Brown e João Bosco

Carlinhos Brown, João Bosco e amigos

Foto: Arquivo pessoal

Sem titulo 2

Carlinhos Brown em Paris durante turnê Estrangeiro de Caetano Veloso

Foto: Arquivo pessoal