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Retrospectiva 2021 | Carlinhos Brown

O ano foi marcado por shows, encontros, novas canções, trilhas sonoras e apoio a novos talentos, além da participação em campanhas sociais e educativas

Dentro da continuidade do cenário pandêmico, 2021 não foi um ano fácil, mas trouxe consigo um repertório de resiliências e ressignificações. Para Carlinhos Brown, reconhecidamente um dos artistas mais criativos e inovadores da cultura brasileira e mundial, o ano foi de muita concentração, realizações artísticas, novos projetos e experimentações, novas composições e parcerias musicais, além da busca contínua pelos aprimoramentos. Para relembrar os momentos mais marcantes deste ano, fizemos uma retrospectiva com suas principais atuações e lançamentos.

O ano começou quente, com a gravação do samba enredo da Mocidade, “Arerê Komorode” que se consagrou campeão no segundo semestre, composto por um time de peso reunindo Carlinhos Brown, Diego Nicolau, Richard Valença, Orlando Ambrósio, Gigi da Estiva, Nattan Lopes, JJ Santos e Cabeça de Ajax. Ainda em janeiro, o artista vivenciou a repercussão do lançamento de “Naraiana”, canção lançada em dezembro em frutífera parceria com Chico Castilho e Emílio Estefan. E entre as novas parcerias de janeiro, tivemos a participação de Carlinhos no lançamento dos singles “Faça o Bem”, com Anna Mel, e “Felicidade é tudo que a gente quer”, com Nando Cordel.

Em fevereiro, além das parcerias com o artista uruguaio Rubén Rada no single “Chão da Mangueira” e com a Banda Eva em “Tá Calor”, Carlinhos Brown lançou o álbum “Umbalista Verão” nas plataformas de streaming e download, reunindo grandes hits que marcaram sua trajetória musical, como “Meia Lua Inteira”, “Tá na Mulher”, “Pra vizinho Olhar”, “Dandalunda” e “Toneladas de Desejo”, em versões ao vivo, gravadas no Estúdio Ilha dos Sapos, no Candeal, em dezembro de 2020.  Foi um modo de celebrar seus 40 carnavais de maneira adequada às necessidades de um #carnavalemcasa.

O mestre, que já formou mais de 15 mil músicos mundo afora, também participou de outras importantes campanhas de conscientização para que, em meio à crise pandêmica, não fosse realizado o Carnaval nas ruas, a exemplo da campanha “Bloco do Bem”, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que arrecadou recursos para a implantação de uma nova unidade de Bioimagem da instituição. A agenda de fevereiro foi também marcada pelo início da Mostra Brasileires, que levou painéis gigantes com obras visuais assinadas por grandes artistas para a região do Minhocão, em SP. Nesse mesmo mês, os planos de fortalecimento do Selo Candyall Music ganharam reforço, com o contrato global assinado com a Warner Chappell Brasil, para administração de suas obras musicais, e com a ADA Music Group, para distribuição digital de todo seu catálogo.  Vale lembrar que o músico contabiliza mais de 800 canções registradas e mais de mil gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. O Selo lançou novos singles e talentos ao longo de todo o ano, e a Candyall Music consolidou a apresentação mensal de diversos artistas da nova safra nacional.

Março teve a participação na 10ª edição da Flica – Festa Literária Internacional de Cachoeira, que assim como outros importantes eventos, aconteceram em formato virtual, a exemplo da mesa “Cultura é Caminho”, que reuniu Carlinhos Brown, Bia Lessa e Vik Muniz em um papo sobre as adaptações na cultura nos cenários futuros, mediado por Aline Midlej. O mês também contou com intensos ensaios de finalização da trilha musical do espetáculo “Cura”, para a estreia que aconteceria em setembro. Entre as celebrações do Mês da Mulher, Carlinhos lançou uma versão collab da canção “Tá na Mulher”, reunindo personalidades femininas de grande destaque em suas áreas de atuação, como Cecília Amado, Clara Buarque, Daúde, Deborah Colker, Flávia Oliveira, Ingrid Silva, Ivanna Soutto, Carla Firpo, Josi Quirino, Larissa Oliveira, Lu Moreira, Madalena Freitas, Márcia Freire, Nildinha Fonseca, Nina Silva e Patrícia Gomes.

Em abril, mês em que se completaram três anos de sua nomeação como primeiro músico brasileiro Embaixador Ibero-Americano para a Cultura, Brown relembrou a honra do título entregue pessoalmente pela Secretária Geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan, em um dia de grande festa para o Candeal. Entre outras criações, o compositor e multi-instrumentista também recitou o poema “Sim que Não” de Walter Smetak em um projeto em sua homenagem, participou da Felica – Festa Literária da Caramurê, num papo com Fernando Oberlaender sobre a cidade de Salvador e seus 472 anos completados em 29 de março, e lançou também o single “Juliette Mon Amour”.

Maio foi marcado por muitas participações em projetos importantes como os eventos em celebração ao Dia da Língua Portuguesa, promovidos pela Segib – Secretaria Geral Iberoamericana e o lançamento do Memorial Cantina da Lua, uma homenagem à Clarindo Silva, personagem icônico baiano, ativista cultural do Centro Histórico de Salvador. Foi também o mês de lançamento do single “Reggae Amor” com o Natiruts, e da Live de Pertencimento Ambiental em parceria com a UNINORTE.

Junho começou com a estreia da temporada 2021 do The Voice Kids, e o lançamento da versão com Nanda Garcia da canção “Amor, I Love You”. Teve participações especiais, como na Live Encontro do Samba Junino, e teve Live show inédita, abrindo a Série Espetáculo de Música no Youtube do Instituto Usiminas, marcando a estreia do novo canal com um repertório repleto de sucessos como “Tantinho”, “Água Também é Mar”, “Maracaia” e muito mais. Junho foi também mês de lançamento da campanha para o uso correto das máscaras protetoras, do Governo do Estado da Bahia, estrelada por Carlinhos. O músico também comemorou sua participação no novo álbum de forró lançado por seu parceiro Luiz Caldas.

Em julho, entre os lançamentos de livros prefaciados pelo músico em 2021, ganhou destaque o “Olimpo Tupiniquim”, do escritor Magella Moreira, com ricas ilustrações do artista plástico Rogério Pedro (que também assinou, esse ano, a nova identidade visual da Timbalada). Carlinhos Brown participou também de homenagens à Independência do Brasil na Bahia, e de festivais como o “AfroPop”, da parceira conterrânea Margareth Menezes, e o “Cada um de Nós”, promovido pela ONU. O mês também será lembrado pela campanha Elo do Bem, que beneficiou trabalhadores e mais de 15 mil famílias que vivem dos setores do turismo e do entretenimento, afetados pela Pandemia do Covid-19. Somente em Salvador, foram entregues mais de duas mil cestas básicas. Outro destaque de junho foi a Aula Magma da Universidade Federal do Recôncavo – UFRB, onde Carlinhos Brown palestrou sobre o tema “Reconcavando o Saber – Cultura e Ancestralidades”.  

Agosto registrou o encontro inédito com os Titãs, em uma Live promovida pela SulAmérica, patrocinadora máster do eFestival, e também um belíssimo show no Sarau da Casa Rosa, edição virtual que reuniu ainda os músicos Hiran, Nara Couto e Celeste Moreau Antunes; participação no documentário em homenagem à mestra da percussão Mônica Millet e, em destaque, o lançamento do “Alfagamabetizado” nas plataformas digitais, em celebração aos 25 anos deste seu primeiro álbum solo, lançado em 1996, e considerado uma obra prima não só em sua discografia, como também na história da música brasileira.

Em setembro, mês de anúncio do samba enredo campeão da Mocidade, as emoções com a estreia de “Cura” coloriram ainda mais a Primavera. O espetáculo, que começou a ser planejado em 2017, assinado pela Cia Deborah Colker, com dramaturgia do rabino Nilton Bonder e trilha musical de Carlinhos Brown, trouxe como base um aspecto autobiográfico, que traz a angústia pessoal de uma avó na busca da cura para o que não tem cura, tratando de temas universais como ciência, fé, luta contra preconceitos e superação.

Destaca-se também, em setembro, o lançamento do single “Amor Raro”, em parceria com Fernanda Takai, e, fechando o mês, uma coletiva reuniu os principais veículos da Imprensa nacional no Candyall Guetho Square, para o anúncio da volta de Denny Denan aos vocais da Timbalada.

Outubro, mês de estreia da décima edição do The Voice Brasil, foi marcado por dois grandes lançamentos: a versão de “Preta Pretinha”, com Zabelê, em comemoração aos 50 anos da canção; e a composição autoral “Rua É”, com participação de Marvvila, que também ganhou clipe inédito, filmado no Museu Du Ritmo. Foi também em outubro o lançamento da websérie “Criatividade tropical abre as portas para o gueto”, em parceria com a Devassa, e da Live “Somos Comunidade”, onde o músico cantou a música “Na Batucada” com artistas e crianças da comunidade de Morro das Pedras, em Belo Horizonte. E não parou por aí: Carlinhos também esteve na cerimônia de premiação da 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética – ONEE 2021; recebeu o título de Cidadão Anguerense e Embaixador das Causas Sociais; e apresentou show inédito na Cerimônia de aniversário da Rádio JB, dividindo o palco com Nando Reis, Samuel Rosa e Nanda Garcia, acompanhados da Orquestra Petrobrás Sinfônica, com apresentação de Daniel Boaventura.

Já em novembro, mês que completou 59 anos, o artista esteve presente na Corrida da Esperança, em São Paulo, em show também inédito com a São Paulo Big Band, no Obelisco do Ibirapuera. Entre os lançamentos especiais de novembro, destaque para o show na abertura do Grammy Latino ao lado de Gloria Estefan e Anitta, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, entoando “Magalenha”, composição reconhecida por revolucionar a produção musical brasileira; e destaque também para a lançamento do clipe de animação da canção “Velha Infância”, com a turma do Mundo Bita. O mês teve ainda o show de reabertura das apresentações presenciais na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, reunindo artistas de peso como Larissa Luz, Criolo, Nara Gil, Jessica Ellen, Banda Didá e Attoxxà, e novos talentos como WD, Rafa Porrada, Lukinhas e Stephanie.  

Dezembro trouxe de volta o Ensaio da Timbalada no Guetho Square, e também o anúncio da criação da banda Timbaladies, reunindo três potências femininas que fizeram história na Timbalada: Patrícia Gomes, Amanda Santiago e Paula Sanffer. A banda nasceu sob a luz de uma nova versão de “Tá na Mulher”, com as três vozes. Dezembro teve também o show “Encontros históricos” na Sala São Paulo, com Margareth Menezes e a Brasil Jazz Sinfônica; transmissão do show de premiação do eFestival Instrumental 2021, com Clara Buarque e vencedores da categoria Instrumental; e lançamento da música “Mexe a Cabeça”, com Ivete Sangalo, além de uma belíssima apresentação dos dois ícones baianos no Prêmio Multishow.

Dezembro também registrou a participação de Carlinhos Brown nas comemorações de 25 anos da Prince Claus Fund; o lançamento do clipe inédito de animação da turma do Paxuá e Paramim com a canção “Natal do Bem”; a transmissão do especial de Natal do Palácio Avenida, “O Segredo das Janelas”; o recebimento do Prêmio Gente Rara, por suas atuações sociais, promovido pela Casa Hunter e entregue pelas mãos da amiga Deborah Colker: “Ele é um maestro dos sonhos. Dos sonhos que evocam as conexões entre o céu e a terra. Ele é raro”, disse Deborah durante a premiação. E marcando o último mês do ano com chave de ouro, Carlinhos apresentou ao mundo, na final do The Voice Brasil, o seu mais novo trabalho, a “Br-own´s Big Band”, com seu “CandomJazz”, que trará novidades em 2022.

O ano que se encerra com quase 8 mil inscritos no curso de Percussão “Descubra a Magia dos Ritmos”, terá ainda muita música abrindo as portas para 2022. No dia 31, o artista apresenta o show batizado de “Muito Obrigado Axé”, na virada de ano do Yacht Clube da Bahia, reunindo participações espaciais, entre elas as bandas Timbaladies e Confraria da Música. Sobre o período pandêmico e as esperanças de tempos melhores, o mestre Carlinhos Brown ressalta: “Mesmo trabalhando bastante, pude ficar também mais ao lado dos meus filhos e seguir acompanhando esse crescimento artístico de cada um deles. Não devemos esquecer que momentos de dureza são também lugares potentes para os aprendizados das resistências e delicadezas”.

Para saber mais sobre estas e outras novidades, acesse: https://linktr.ee/carlinhosbrown

*Crédito imagem: Alessandra Tolc